Site Overlay

Termina nesta sexta prazo para acionista do Inter optar por resgate de ações

Os acionistas do Banco Inter (BIDI11) têm até esta sexta-feira (20) para decidir se desejam resgatar e receber em dinheiro (cash out) o valor equivalente das ações que possui da instituição financeira.

A medida acontece após a aprovação, no último dia 12, da proposta de migração das ações da companhia brasileira para a bolsa americana de valores Nasdaq. Na data, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), mais de 85% dos acionistas aprovaram a proposta de reorganização societária, que permite a listagem do banco digital nos Estados Unidos.

Com isso, as ações ordinárias (BIDI3), preferenciais (BIDI4) e a unit (BIDI11) listadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (B3SA3), deixarão de existir. As ações do Inter passarão a ser listadas na bolsa americana, com BDRs listados na bolsa de valores brasileira, com o código BIDD31, que serão lastreados em ações de classe A da Inter&Co listadas na Nasdaq.

Quem pode optar por receber em dinheiro?

Somente poderão escolher a opção de cash out, ou seja, de receber o valor das ações em dinheiro, os acionistas que detinham ações do Banco Inter no dia 15 de abril de 2022. Para receber o valor, o acionista precisa manifestar sua opção na corretora onde as ações estão custodiadas ou junto ao Banco Bradesco, que é o escriturador das ações e units do Banco Inter.

Já os que não se enquadram na classificação, e/ou não se manifestarem até esta sexta-feira, terão suas ações convertidas em BDRs, que serão depositados diretamente na conta do acionista cadastrada na corretora.

O Banco Inter informou, no entanto, que existe um limite máximo para as solicitações de cash out, que é de R$1,131 bilhão no total e que, se todos os pedidos de recebimento em dinheiro feitos não excederem esse valor, o acionista receberá o total solicitado. Caso essa opção exceda o limite máximo definido, a instituição financeira disse que o valor será dividido entre todos os solicitantes, e a diferença entre a quantidade solicitada e a quantidade recebida será entregue em BDRs.

A instituição explicou que até o dia 24 de maio informará ao mercado se o limite foi ultrapassado e se o rateio foi necessário, e qual será o valor em dinheiro e em BDRs para cada acionista.

Razão de conversão

No caso de quem optar por receber em dinheiro, para cada 6 ações preferenciais (BIDI4) e/ou 6 ações ordinárias (BIDI3) que o acionista tiver, receberá uma ação preferencial resgatável. Para cada 2 units (BIDI11), o acionista vai receber 1 ação preferencial resgatável. 

De acordo com o Banco Inter, 1 ação preferencial resgatável vale R$ 38,70.

Já a conversão de ação em BDRs, será: para cada  6 ações preferenciais (BIDI4) e/ou 6 ações ordinárias (BIDI3), o acionista vai receber 1 BDR. Para cada 2 units (BIDI11), o investidor receberá 1 BDR.

Migração para os Estados Unidos

O Banco Inter informou que optou pela migração de seus ativos para o exterior, pois tem um plano de expansão global e deseja replicar seu modelo de negócios em outros países, começando pelos Estados Unidos. E, para isso, estabeleceu uma holding, a Inter&Co, que será listada na bolsa americana e reúne todas as empresas do grupo.

“Para acelerar os planos, o Inter decidiu migrar suas ações listadas na B3. Com isso, a companhia passa a competir diretamente com outras instituições financeiras digitais e plataformas de e-commerce globais, não só na operação, mas também por capital. E o mercado americano, por ser o maior mercado de capitais do mundo, foi o escolhido”, explica o Inter.

A instituição financeira informou ainda que  listagem das ações do Inter na bolsa americana vai potencializar a capacidade de investimento e crescimento em todas as linhas de negócio do Inter, facilitando futuras oportunidades de expansão no mercado internacional, como, por exemplo, a aquisição de ativos estratégicos, consolidação e combinações de negócios.

Veja também