Você provavelmente já ouviu falar de CDI. Mas você sabe o que é essa taxa e como ela afeta seus investimentos? Compreender o significado dessa sigla, muito comum no mercado financeiro, fará uma grande diferença para quem está começando a investir, principalmente em renda fixa.
Com este guia do InvestNews, você entenderá o que é CDI, o que significa, qual sua relação com seus investimentos e aprender sobre seu rendimento.
O que significa CDI?
O CDI (Certificado de Depósito Interbancário ou Certificado de Depósito Interfinanceiro), diferentemente do que alguns acreditam, não é um tipo de investimento para pessoa física. Na verdade, é um certificado, o título emitido em transações entre instituições financeiras, os chamados empréstimos entre bancos.
Muitas vezes chamamos informalmente de CDI o que é taxa DI, referência que influencia diretamente a rentabilidade dos seus ativos. Mas de onde vem o CDI?
O índice DI é considerado uma “taxa referência”, pois é esta a taxa de juros que as instituições financeiras, como os famosos bancos, utilizam para emprestar dinheiro uns aos outros. Ela existe para regulamentar transações e equilibrar o mercado. E por quê? Há uma norma do Banco Central para evitar que os bancos fechem o caixa com saldo negativo no dia, mas quando isso não é possível, este banco recebe recurso financeiro emprestado, e o título emitido é justamente o Certificado de Depósito Interbancário.
Ainda não entendeu? Quando fazemos empréstimos, utilizamos uma taxa de juros para pagamento, certo? A taxa que os bancos utilizam nesses empréstimos entre si, é a taxa DI (que acaba sendo chamada de CDI, informalmente), bem parecida com a Selic, a taxa básica de juros da nossa economia. Já o “boleto” emitido nessas operações entre bancos é o CDI, que acompanha a variação da Selic.
Relação entre CDI e investimentos
A taxa do CDI, como é utilizada pelos bancos, acaba se tornando uma referência e, dessa forma, também passa a ser utilizada para determinar o rendimento de alguns investimentos em renda fixa. É por isso que surgem expressões como “CDB que rende 100% do CDI”. Significa que aquele investimento está rendendo 100% da taxa de juros aplicada. Mas cada investimento tem uma rentabilidade diferente, e por isso é importante estar atento ao CDI e às informações de retorno de cada ativo para poder comparar as melhores opções.
Rendimentos atrelados ao CDI
A remuneração de alguns investimentos em renda fixa é representada por um percentual da taxa DI. E quais são os investimentos afetados diretamente por essa taxa? Confira:
- CDB – Certificado de Depósito Bancário
- LCI – Letra de Crédito Imobiliário
- LCA – Letra de Crédito do Agronegócio
- LC – Letra de Câmbio
- Debêntures
- CRI – Certificados de Recebíveis Imobiliários
- Fundos DI
Como calcular o CDI?
Existe uma instituição pertencente à B3 que registra todas essas transações entre os bancos. É a Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados). É ela que calcula a média das taxas utilizadas (DI over), determinando o valor da taxa DI diária, mensal e anual. Mas quando atrelada a investimentos, essa taxa muda, e você vai entender o porquê.
Supondo que você está analisando um tipo de investimento que rende 80% do CDI, e atualmente a taxa DI está em 4,15%, então de quanto será seu rendimento?
80% x 4,15% ou 0,8 x 4,15 = 3,32%
Já em outro banco, há um investimento rendendo 120% do CDI. Apenas observando, este parece ser bem mais vantajoso, certo? Então qual será o rendimento CDI aqui?
120% x 4,15% ou 1,20 x 4,15 = 4,98%
É possível investir em CDI?
Se você conseguiu entender toda a explicação ao longo do texto, com certeza já sabe a resposta para essa pergunta, mas vamos recapitular:
- Não é possível investir diretamente em CDI.
- CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário, é o nome dado ao título de empréstimos entre os bancos.
- Muitas vezes quando ouvimos algo sobre CDI, estão se referindo à taxa DI, taxa utilizada nesses empréstimos.
- Essa taxa de juros também é utilizada como referência para determinar o rendimento de alguns ativos, como o CDB, daí vem sua relação com os investimentos.
Agora você já sabe por onde começar a comparar seus investimentos de renda fixa. Quer começar a investir, mas não sabe por onde começar? Confira aqui um guia completo para iniciantes.
Veja também
- Os melhores fundos de ações, multimercado e renda fixa do semestre
- O que é CDI? Entenda o que significa e qual a relação com seus investimentos
- Número de investidores ativos na bolsa avança 42,9% em junho
- Dólar, dividendos e reforma: 3 falas de Paulo Guedes que mexeram com o mercado